7 mitos e verdades sobre o policarbonato

O policarbonato é um termoplástico que vem ganhando cada vez mais espaço em diferentes projetos, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais. Por ser um material com diferentes possibilidades de aplicação, é bastante comum ouvir diversos boatos a respeito da sua qualidade, resistência, transparência e durabilidade. 

Sabendo disso, vamos tirar todas as suas dúvidas a respeito desse material. Confira a seguir os 7 mitos e verdades sobre o policarbonato:

1. O policarbonato possui excelente custo-benefício.

Verdade. Quando comparado ao vidro, por exemplo, a diferença de preço entre ambos é relativamente grande, além do policarbonato ser bem mais resistente a riscos e ações do tempo. 

2. O policarbonato auxilia na economia de energia elétrica.

Verdade. Por se tratar de um material com transparência, ele proporciona um maior aproveitamento de luz natural, reduzindo assim os gastos com energia elétrica.

3. O policarbonato é extremamente quente.

Mito. Pelo contrário: o policarbonato é escolhido para coberturas de ambientes

como fábricas, por exemplo, justamente por inibir a passagem de calor proporcionalmente a sua espessura.

4. O policarbonato propaga o fogo com facilidade.

Mito. O policarbonato é conhecido por ser auto extinguível, o que significa que possui grande resistência a fogo e propagação de chamas em caso de incêndios. Isso garante a segurança tanto das pessoas que circulam pelos ambientes com policarbonato, como dos materiais presentes no local. 

5. O policarbonato possui proteção contra os raios UV. 

Verdade. Os ambientes que possuem coberturas de policarbonato estão protegidos contra os raios UV, diferentemente de outros materiais como vidro e acrílico. Mas é sempre importante ressaltar que a proteção presente no policarbonato NÃO substitui a necessidade de usar filtro solar!

6. O policarbonato amarela com facilidade.

Mito. O tratamento de proteção contra os raios UV, citados anteriormente, também auxilia na diminuição de amarelamento, fazendo com que o policarbonato e sua transparência durem por períodos mais longos. 

7. O policarbonato é difícil de limpar.

Mito. A limpeza do policarbonato pode (e deve) ser feita apenas com água e detergente neutro, com a ajuda de uma vassoura macia. Além disso, a limpeza deve ser feita preferencialmente em dias pouco ensolarados e com tempo úmido, para facilitar a retirada de sujeira.