Você sabia que com o uso correto do policarbonato você pode contribuir – e muito – para a preservação do meio ambiente? Primeiro, vamos entender, afinal de contas, o policarbonato é sustentável?
O policarbonato não só está presente no mercado brasileiro há mais de 20 anos e é o queridinho em grandes projetos por sua versatilidade e flexibilidade, como pode, também, sim, ser considerado um material altamente sustentável e ecologicamente correto, se aplicado corretamente e usado na instalação ideal.
Para começar é possível destacar três benefícios que o policarbonato traz com o uso correto:
- Ele economiza energia.
O policarbonato otimiza a passagem de luz natural, o que reduz a necessidade de iluminação artificial e, consequentemente, o gasto de energia. Além disso, existem tipos de policarbonato que possuem baixa absorção de calor, reduzindo a temperatura interna nas edificações.
- Ele é durável e super resistente.
As placas de policarbonato contém um polímero que é resistente ao calor e à luz. Seu revestimento único garante que as superfícies não sofram com a exposição ao sol e isso proporciona maior durabilidade ao material.
- Ele é reciclável.
O policarbonato pode ser reciclado e reutilizado.
Mas você sabe como reaproveitar o policarbonato?
O policarbonato pode ser reaproveitado, basicamente, através da reciclagem. É importante fazer a separação correta desse resíduo no lixo domiciliar ou industrial. Através da coleta seletiva, o policarbonato pode ser encaminhado para empresas especializadas no processamento e reaproveitamento.
Normalmente, a reciclagem acontece por meios químicos ou mecânicos. No processo de reciclagem por meio mecânico – o mais usado – o produto passa pelas etapas de seleção, moagem, lavagem, secagem, aglutinação e reprocessamento. Já na reciclagem química, esse super material passa por uma despolimerização, que consiste em reverter um polímero para um monômero (polímero de menor massa molecular). Nos dois tipos de reciclagem, o policarbonato virgem pode ser adicionado aos processos para melhorar as propriedades do produto final. E fique tranquilo, segundo um estudo de reciclagem de materiais, publicado na Revista Materia da UFRJ em 2008, o policarbonato reciclado é uma opção sustentável que pode ser usada com segurança em um novo produto.
Sendo assim, as vantagens de usar o policarbonato só aumentam.
E lembre-se: o descarte das placas deve ser realizado de forma cuidadosa, consciente e sustentável. A sustentabilidade é a garantia de um futuro melhor. E pensar no futuro é agir no agora.