Curiosidade: como surgiu o policarbonato?

Material bastante utilizado hoje em dia, o policarbonato não é algo tão antigo assim. Diferentemente de outros materiais como o vidro, que possui mais de 500 anos de existência, o policarbonato foi uma descoberta relativamente “recente”, o que despertou a curiosidade de muitas pessoas acerca desse material resistente, transparente e com excelente durabilidade. Pensando nisso, vamos contar um pouco mais sobre sua história a seguir.

A origem

Há 67 anos, Hermann Schnell, um colaborador de uma grande empresa da indústria farmacêutica, conseguiu desenvolver materiais alternativos com base no plástico, alterando algumas de suas substâncias. E dessa maneira surgiu o policarbonato: um interessante material com resistência suficiente para suportar altas temperaturas e impactos. 

Sabendo da grande criação obtida, a empresa patenteou o material. Porém, com mais testes e inovações constantes, foram surgindo materiais alternativos e policarbonatos cada vez mais resistentes e modernos. 

A partir de então, o policarbonato foi ganhando cada vez mais espaço no nosso cotidiano graças ao seu bom desempenho e versatilidade. Começou a fazer parte dos mais variados segmentos da indústria, como automobilística, eletrônica, médica, esportiva, entre outros.

O policarbonato está em todo lugar

Com o passar dos anos, o policarbonato tomou espaço de diversos outros materiais. Basta olhar para dentro das nossas casas para notar: lâmpadas, garrafas térmicas, CDs, óculos de sol e de grau, malas de viagem, secadores de cabelo, bandejas, lâmpadas automotivas… tudo é feito em policarbonato. Para completar, até mesmo nossas casas e locais de trabalho também utilizam o material, afinal, após tantas descobertas, também notaram a capacidade do policarbonato para o ramo da construção. 

Notando que tinham em mãos um material mais sustentável, os profissionais da construção civil começaram a optar pelo uso do policarbonato em seus projetos. Afinal, trata-se de um produto leve, com excelentes níveis de transparência e alta capacidade de entrada de iluminação natural e ainda sim resistente contra possíveis impactos. Era a alternativa perfeita para substituir materiais mais pesados ou com facilidade para riscos, como o vidro e o acrílico.  

Infinitas possibilidades

Apesar de se tratar de um material resistente, o policarbonato tem facilidade de adaptação para outros formatos. Essa também foi uma vantagem notada no setor da construção. Com isso, era possível modificar seu formato para adaptá-lo em galpões, empresas, áreas externas residenciais e comerciais, além de coberturas em geral. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a origem do policarbonato, que tal incluí-lo no seu projeto e ter um ambiente ainda mais bonito, moderno e seguro? Entre em contato conosco e faça já o seu orçamento!