Curiosidade: policarbonato em blindagens automotivas

O policarbonato é uma excelente escolha para quem busca resistência. Podendo ser tão transparente quanto o vidro, mas com a vantagem de ser cerca de 250 vezes mais resistente, o policarbonato é comumente utilizado em projetos de áreas externas residenciais, galpões e até mesmo escritórios. Mas você sabia que ele também é utilizado para realizar blindagens automotivas? 

Sabendo que esse fato é pouco conhecido pela maioria das pessoas, resolvemos dedicar um post para explicar os detalhes sobre o processo de blindagem de veículos e a importância do policarbonato na etapa da fabricação. Confira:

O que é blindagem?

O primeiro registro na história da blindagem data dos anos 2.000 a.C., período em que os chineses já utilizavam chapas de metal para proteger seus navios contra os ataques de flechas dos inimigos. Porém, esse procedimento só voltou a ser utilizado em 1935, quando um imperador do Japão optou por blindar a sua limusine 770 Grand Mercedes para uso pessoal. O veículo já trazia proteção contra balas de fábrica. Já no Brasil, os primeiros veículos blindados para uso civil tiveram início na década de 50.

Como funciona o processo?

Para fabricar os vidros blindados, as empresas criam um composto mesclando vários plásticos e vidros em camadas alternadas (todos fabricados em formato próprio e voltados para a indústria automobilística). Para que a proteção atinja seu nível máximo, em sua última camada é aplicado o policarbonato, responsável por garantir alta resistência contra impactos.

Por que o uso do policarbonato é tão importante na blindagem?

Porque trata-se do plástico mais resistente que existe, capaz de aguentar altas temperaturas, além de sua impressionante resistência em caso de pedradas, pauladas ou até mesmo tiros no vidro. Além disso, sua transparência é insuperável. Ao utilizar outras tecnologias no lugar do policarbonato, os vidros podem escurecer, amarelar ou ter uma espessura mais grossa, atrapalhando o dia a dia do motorista. 

Com tanta proteção nos veículos, posso contar com o policarbonato para proteger também as áreas externas da minha casa?

Sim. Além de ser utilizado na blindagem veicular, o policarbonato é uma excelente opção para coberturas de áreas externas e corredores. Além de trazer transparência e ter baixa manutenção, ele protege o ambiente de condições climáticas resistentes, como chuvas de granizo, além de resistir a pedras e possíveis tentativas de vandalismo e violência.

Seja no carro, em casa ou na sua empresa, o policarbonato traz beleza e proteção. Conte com a Polysistem para inserir o policarbonato no seu projeto!