Curiosidade: policarbonato no dia a dia

Por conta da sua versatilidade, o policarbonato é amplamente utilizado nos mais variados projetos, pois proporciona iluminação natural e transparência aos ambientes. Feito de polímero composto por carbonatos, o policarbonato ao ser aquecido acaba amolecendo, enquanto ao ser resfriado, endurece.

Isso permite que ele seja facilmente moldado, sem necessidade de emendas e capacidade de se transformar em diferentes formatos. Mas o que poucos sabem é que o policarbonato não está presente apenas em projetos de construção: devido a sua leveza e resistência, ele também faz parte do nosso dia a dia. E, para mostrar isso, vamos dar alguns exemplos de objetos do cotidiano que utilizam o policarbonato em sua composição. Confira: 

Malas rígidas de viagem 

Quem costuma viajar com frequência, sofre com a falta de cuidado com as malas por parte das companhias aéreas. Sendo assim, as malas rígidas de policarbonato tem se mostrado uma excelente alternativa. Por se tratar de um material bastante resistente contra impactos, é a escolha ideal para quem deseja trazer produtos delicados, como porcelanas e garrafas de vidro. Além disso, as malas rígidas de policarbonato aguentam mais a exposição ao sol, pressão e são também impermeáveis, protegendo bastante a bagagem. 

CDs

Os famosos CDs também contam com 99% de sua espessura em policarbonato. Apenas 1% dele é dividido em três camadas. com face dupla, ele recebe uma camada na qual todos os dados são armazenados. Sobre ele, há uma camada seladora que protege o disco e seus dados e posteriormente, a etiqueta que costuma decorar o CD. 

Óculos de grau

O policarbonato também se faz presente nos óculos de grau. Isso porque ele é derretido e moldado na forma das lentes enquanto ainda está quente, comprimido em alta pressão e posteriormente, resfriada para manter o novo formato. Entre as vantagens conhecidas das lentes fabricadas em policarbonato, elas possuem proteção UV, maior resistência em relação a manchas, riscos e reflexos.  Além disso, é uma excelente escolha para quem possui até 4 graus de miopia e hipermetropia, pois é cerca de 30% mais leve do que as lentes convencionais de acrílico.   

Com tantas vantagens, deu para perceber que o policarbonato é um excelente material para diferentes fins, não é mesmo? Então não deixe de contar com a Polysistem para o seu projeto. Temos a solução perfeita para as mais variadas necessidades. Entre em contato conosco e solicite agora mesmo o seu orçamento!