Os painéis de policarbonato são uma escolha popular para projetos de construção devido à sua resistência, flexibilidade e economia. Conheça as vantagens do uso deste material neste guia informativo.
Aqui você vai encontrar:
O que são painéis de policarbonato?
Como os painéis de policarbonato são fabricados?
Como os painéis de policarbonato podem ser usados?
Quais as principais vantagens de usar policarbonato em projetos de painéis?
Você já deve saber que o policarbonato é um material extremamente versátil e que tem sido usado cada vez mais em construções civis. Uma das usabilidades do policarbonato é em painéis para iluminação de ambientes. Eles são uma escolha popular para quem deseja uma solução durável e eficiente em termos de energia. Então, para começar vamos entender o que são esses painéis, como eles funcionam e como eles podem beneficiar um ambiente, principalmente se for de policarbonato.
Esses painéis são estruturas planas que podem ou não conter fontes de luz, e que são utilizadas para iluminar ambientes de maneira uniforme e eficiente. Podem ser fabricados em diversos materiais – como vidro, acrílico e policarbonato – e podem ter diferentes formatos, tamanhos e espessuras.
O material mais utilizado em projetos que pedem iluminação é o policarbonato exatamente por conta da sua translucidez, tanto em espaços comerciais, residenciais ou públicos, para criar uma atmosfera agradável e funcional.
Já os painéis de policarbonato podem ser fabricados de diversas formas, dependendo do projeto específico e dos objetivos que se deseja alcançar. Geralmente, eles são produzidos a partir de placas de policarbonato, que são moldadas ou cortadas no formato desejado e, em alguns casos, elas podem ser equipadas com iluminação, como fitas LED ou lâmpadas.
Os painéis de policarbonato oferecem muitas vantagens em relação a outros tipos de materiais, as principais são:
- a eficiência energética;
- a durabilidade;
- e a flexibilidade de design.
E como esses painéis são feitos?
Uma técnica comum de produção de painéis de policarbonato é a termoformagem, onde a placa de policarbonato é aquecida e moldada por meio de pressão e vácuo em um molde específico, resultando em uma forma tridimensional, precisa e uniforme. Outra técnica é a usinagem CNC, onde os painéis são cortados em formas específicas por meio de uma máquina computadorizada.
Independentemente do método de produção escolhido, os painéis de policarbonato podem ser customizados em diferentes tamanhos, espessuras e acabamentos, permitindo que sejam adaptados a uma ampla variedade de projetos.
A excelente difusão de luz do policarbonato proporciona uma distribuição uniforme da iluminação no ambiente, o que pode ser muito útil em espaços com muitos pontos de luz. E, como é um material versátil, disponível em diversas cores e acabamentos, pode ser utilizado para criar painéis elegantes e modernos, que agregam estética ao projeto.
Aliás, essa difusão uniforme da luz, cria um efeito visual impressionante no ambiente. Além de permitir a entrada de luz natural no espaço interno, reduzindo os custos com iluminação artificial e criando uma atmosfera agradável e convidativa.
As vantagens de usar painéis fabricados com policarbonato só aumentam: são uma opção eficiente e elegante de iluminação para projetos diversos, que colaboram com a estética do ambiente e ainda proporcionam uma distribuição uniforme da luz no espaço.
Quer mais praticidade e usabilidade para o seu projeto?
Traga sua ideia para a Polysistem.
E se você está procurando outras soluções para usar policarbonato, acesse aqui e confira alguns projetos onde o policarbonato pode ser usado.
Leia também:
Tendências na Arquitetura em 2023: Como o Policarbonato pode se Encaixar nas Novidades do Setor.
Jardim Botânico de Curitiba e Policarbonato: criatividade, funcionalidade e curiosidades!