Policarbonato x Vidro: qual é a melhor escolha?

Bastante escolhido na hora de proteger a entrada de hotéis e comércios, ou também para quintais e corredores de residências, a cobertura transparente é quase unânime entre as pessoas. E isso é algo fácil de se compreender: além de passar um visual mais moderno e ao mesmo tempo elegante, traz mais claridade ao ambiente e, de quebra, uma sensação de limpeza. Mas afinal, essas coberturas são feitas de vidro ou de policarbonato?

A resposta é: elas podem ser feitas de ambos os materiais. A diferença está no objetivo de cada projeto e qual a necessidade do cliente. Isso porque cada material tem sua particularidade e deve ser escolhido com cautela para que a longo prazo seja uma escolha certeira. Vamos as vantagens e desvantagens de cada um?

Proteção contra os raios solares

O policarbonato possui proteção contra os raios UV, evitando assim o amarelamento do material e também protegendo o ambiente e seus transeuntes contra os raios solares. Enquanto isso, o vidro acaba passando os raios UV diretamente, já que não possui nenhum tipo de proteção em sua matéria-prima. 

Resistência

O vidro acaba sendo mais sensível às ações do tempo e a acidentes. Sendo assim, a facilidade do vidro trincar ou quebrar é muito maior. Já o policarbonato é cerca de 250 vezes mais resistente que o vidro, podendo aguentar fortes ventanias, chuvas de granizo, pedras. entre outros.

Estrutura mais leve

Se o que você busca é uma estrutura mais leve, aqui temos mais um ponto para o policarbonato. Por se tratar de um material leve, não exige estruturas robustas para manter a cobertura. O vidro, por se tratar de um material sensível e bastante pesado, necessita de uma estrutura mais robusta para que seja sustentado com mais segurança.

Transparência

Neste caso, tudo irá depender dos cuidados a longo prazo. Ambos possuem estrutura transparente que, se conservadas da maneira correta, evitando arranhões e passando os produtos recomendados, irão seguir com a mesma qualidade de transparência de quando foram adquiridos. Mas vale lembrar que o policarbonato também se torna vantajoso nesse quesito, já que seus cuidados são mais simples e também possui manutenção mais espaçada e mais acessível para o bolso.