Pular para o conteúdo

Polysistem

Qual a melhor linha de policarbonato para sua cobertura?

  • por

Coberturas de policarbonato são uma ótima opção para proteger áreas externas. Neste guia, você encontrará informações sobre as diferentes opções disponíveis, como alveolar, kappa e compacto, para escolher o melhor para o seu projeto. 

Aqui você vai encontrar: 

Como o policarbonato transparente é feito?
O que é polimerização?

Porque escolher o policarbonato para uma cobertura?
Qual policarbonato usar em coberturas?
Qual a durabilidade de uma cobertura em policarbonato?

Quanto custa uma cobertura de policarbonato?

Coletânea de coberturas de policarbonato transparente.

Como você já deve saber, o policarbonato é um termoplástico considerado um dos principais polímeros de engenharia, ao lado da Poliamida (PA) e Poliacetal (POM). Ele é produzido pela polimerização do bisfenol A e é frequentemente moldado em folhas ou chapas transparentes. O policarbonato é um tipo de plástico duro e resistente, frequentemente utilizado em aplicações que exigem alta transparência e resistência a impactos. A versatilidade do policarbonato é que ele também pode ser colorido, sendo 100% opaco ou também, mesmo colorido, transparente.

Existem diversas técnicas para a produção do policarbonato, mas uma das mais comuns é a reação entre o bisfenol A e o fosgênio em uma mistura de solventes. A reação cria uma cadeia longa de moléculas de policarbonato, que é então purificada, moldada e cortada em chapas. Essa reação química é chamada de polimerização.

E como é feita essa polimerização? 

Polimerização é um processo químico que ocorre quando duas ou mais moléculas se combinam para formar uma macromolécula maior, chamada de polímero. O processo ocorre através de uma série de reações químicas chamadas de reações de polimerização, que geralmente ocorrem sob condições específicas de temperatura e pressão, utilizando catalisadores ou agentes de polimerização para iniciar a reação. A polimerização é um processo muito importante na fabricação de plásticos, borrachas, fibras e muitos outros materiais sintéticos. Existem vários tipos de polimerização, incluindo a polimerização em cadeia, polimerização em etapas e polimerização por condensação, que diferem na forma como as moléculas de polímero são formadas.

E porque escolher o policarbonato para uma cobertura?


Um local que irá receber cobertura tem algumas necessidades específicas. Geralmente, quem faz esse tipo de escolha para seu projeto deseja que o ambiente receba o máximo possível de entrada de luz natural, relativo controle de calor e  resistência contra impactos.

O policarbonato cumpre todos esses requisitos, além de oferecer os seguintes benefícios:

  • Isolamento térmico

Capacidade de resistência ao calor quando for adicionado à extrusão das peças o refletivo. Além de controlar a temperatura internamente, também tem resistência contra os raios UV, proporcionando mais proteção ao ambiente e consequentemente, para a nossa saúde.

  • Adaptável 

Por se tratar de um material de alta flexibilidade, o policarbonato pode ser adaptado para as mais diversas necessidades, seguindo o layout dos projetos e trazendo um resultado satisfatório, tanto no quesito proteção, como no que se diz respeito ao design.

  • Leve

Diferentemente dos outros produtos, o policarbonato é um material extremamente leve, ainda mais quando falamos dos policarbonatos alveolares, que chegam a ter um peso mais de 80% menor que o vidro. Isso faz com que ele se torne a escolha perfeita para coberturas, já que sua leveza não necessita de reforços e consequentemente, não afeta a estrutura do local.  

Qual policarbonato mais indicado para coberturas?

A Polysistem indica três linhas de policarbonato que são perfeitas para uma cobertura eficaz: a Compacta, a Kappa e as Telhas Onduladas e Trapezoidais. A escolha vai depender muito do seu objetivo, por exemplo, você pode escolher o policarbonato compacto para substituir coberturas de vidro com total transparência, o Kappa para coberturas com visual moderno e possibilidade de cores ou o Alveolar para quando precisar de uma cobertura leve.

  • Quando usar a linha Compacta?

Para quem quer abrir mão do vidro em coberturas, mas gostaria de manter o mesmo nível de transparência, a linha Compacta é perfeita para garantir o objetivo desejado. Seja nas opções retas ou curvas, é também bastante resistente, podendo ser utilizada nos mais variados ambientes.

  • Quando usar a linha Kappa?

A cobertura de um ambiente não precisa ter sempre o mesmo formato chapado. Prova disso é a linha Kappa, que com seu formato curvado traz o máximo em modernidade no projeto, além de possibilitar a entrada de iluminação natural. O seu diferencial está na cartela de cores, podendo ir do transparente, passando pelo branco leitoso até cores bastante vivas, como vermelho e azul.

  • Quando usar a linha de Telhas Onduladas e Trapezoidais?

As Telhas Onduladas e as Telhas Trapézio são utilizadas para proporcionar iluminação natural, o que acaba gerando uma grande redução de custos, com aspecto que se funde ao ambiente. Você pode usá-la para proporcionar iluminação natural, redução de custos e um belo acabamento.

E qual a durabilidade de uma cobertura em policarbonato?

Em condições adequadas de uso, instalação correta e manutenção de limpeza, normalmente as coberturas de policarbonato duram mais de 10 anos. Para potencializar as propriedades do policarbonato, há alguns cuidados e orientações a se tomar, que podem até aumentar a vida útil do policarbonato, para começar é importante sempre realizar a limpeza do policarbonato de forma correta. Seguindo todas essas orientações, o policarbonato durará anos sempre bonito e conservado.

E quanto custa uma cobertura de policarbonato?

Primeiro precisamos apontar que a relação custo x benefício do policarbonato é muito maior que a de qualquer outro material. O policarbonato é fornecido a um valor justo, posicionado entre o vidro e o acrílico. Porém, possui uma durabilidade maior que a de ambos. Ele também tem capacidade de resistir a impactos, sendo 250 vezes mais resistente que o vidro, por exemplo. Também possui alta resistência contra arranhões, diferentemente do acrílico e, de quebra, é o que possui o custo de manutenção mais baixo. 

Para saber exatamente quanto custaria uma cobertura é necessário saber o tamanho do projeto, linha de policarbonato escolhida, quantidade de material que será usado. Já tem todas estas informações definidas? Você pode fazer um orçamento aqui.

Procurando inspirações de modelos e layouts de coberturas de policarbonato para o seu projeto?

Veja alguns modelos de coberturas feitas de policarbonato:

Coberturas feitas com Policarbonato Compacto:

Coberturas feitas com Policarbonato Kappa:

Estes são apenas alguns exemplos de coberturas de policarbonato.
Todas essas coberturas provam como o policarbonato é versátil. Sua alta resistência a impactos faz dele uma opção popular em aplicações que exigem segurança e durabilidade.

Eleve você também os seus projetos a outro patamar com a Polysistem!

Leia também: 

Policarbonato como solução estética para ambientes de lazer! – Polysistem  

Estou de mudança e quero levar minha estrutura de policarbonato, posso? A equipe Polysistem responde!  

Sim, o Policarbonato cabe em qualquer projeto! Confira a aplicação da linha alveolar na 34.ª exposição da Bienal de Arte de São Paulo – Polysistem  

Deixe um comentário