Sim, o Policarbonato cabe em qualquer projeto! Confira a aplicação da linha alveolar na 34.ª exposição da Bienal de Arte de São Paulo

Hoje, falaremos sobre um projeto de arquitetura muito especial para a equipe Polysistem: a aplicação da linha alveolar em um ambiente interno da Bienal de arte de São Paulo. O Pavilhão Ciccillo Matarazzo, escolhido em 1962 para sediar a exposição — antes sediada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo — carrega em seu interior parte de nossa dedicação.

Fundada por Francisco Matarazzo, em 1951, a Bienal é a primeira exposição de grande porte criada em território nacional, considerada, dessa forma, um importante pilar de apoio à cultura e à arte.

A 34.ª exposição trouxe consigo mais de 1.100 trabalhos de 91 artistas vindos de todos os continentes. De fato, algo tão especial pedia uma estrutura adequada que, além de trazer iluminação natural e privacidade, guiasse os olhos dos visitantes.

Foto: Pedro Kok

Para cumprir o objetivo proposto e minuciosamente elaborado no projeto de expografia, foram utilizados 3 materiais: policarbonato, tecido de juta e chapas de compensado. Cada um incorporando suas qualidades à obra.

Tecido de juta: permite a passagem da luz e do ar, trazendo um aspecto delicado para compor as peles de fechamento.

Foto: Pedro Kok

Chapas de compensado: a madeira possibilita um toque mais controlado e introspectivo.

Foto: Pedro Kok

Policarbonato: a linha utilizada no projeto foi a alveolar e a escolha foi, justamente, para realçar o seu aspecto desfocado que brinca com a continuidade visual e proporciona novas perspectivas.  Além das já conhecidas características principais do material – leveza e resistência – o policarbonato também contribui para o reaproveitamento da matéria-prima. 

Foto: Pedro Kok

Após uma breve apresentação deste grande projeto, deixamos aqui nosso agradecimento especial à Andrade Morettin Arquitetos, responsável pela escolha das telhas no fechamento. 

Esse projeto é mais uma demonstração inesquecível da versatilidade e beleza das placas de policarbonato. Não importa o contexto, formato ou ambiente, este material adequa-se à necessidade e à realidade de qualquer aplicação. Não espere mais para tirar o seu sonho do papel, nossa equipe está preparada para entender e atender a sua ideia!