Vantagens do policarbonato para a segurança de um projeto

Prático, versátil e confiável, o policarbonato vem sendo cada vez mais utilizado em projetos. E não é para menos: são diversas as vantagens que esse produto traz, tanto em economia de energia, como praticidade para limpeza e até mesmo para a segurança. Isso mesmo! Para quem não sabe, o policarbonato é um dos materiais mais seguros para ser utilizado em obras. Quer saber mais sobre? Confira algumas de suas vantagens a seguir:

1- Mais confiável que vidro

A cobertura de vidro em locais em alta temperatura costumam transmitir muito mais o calor do que o policarbonato. O policarbonato é muito mais vantajoso, já que é capaz de reter o calor.

O vidro também quebra com facilidade, sendo bastante perigoso em locais de grande circulação, enquanto o policarbonato não possui nenhum risco de quebrar.

O policarbonato possui maior facilidade de instalação, já que é cerca de 80% mais leve que o vidro, demandando uma estrutura muito mais simples.

Seus custos de manutenção e limpeza também são bastante inferiores se comparados ao vidro, por ser um material bem mais simples e prático de ser mantido.

2 – Iluminação natural 

A iluminação natural proporcionada pelo policarbonato garante mais segurança ao espaço, já que garante a iluminação natural, porém protegendo contra os raios solares. O policarbonato possui um tratamento específico contra os raios ultravioleta, protegendo contra queimaduras solares.

3- Anti-chama

Poucas pessoas sabem, mas o policarbonato é um material anti-chama. Isso significa que ele não propaga incêndios. Em caso de fogo, ao entrar em contato com o policarbonato, o mesmo acaba extinguindo as chamas. Isso faz com que ele seja a escolha mais apropriada para grandes empresas e galpões, que geralmente possuem materiais inflamáveis e que podem fornecer sérios riscos aos seus colaboradores. 

4- Segurança até mesmo contra tiros

Por ser 250 vezes mais resistente que o vidro e 35 vezes mais que o acrílico, podemos dizer que o policarbonato traz muito mais segurança a quem o utiliza. Tanto que para realizar a fabricação de um vidro blindado, é utilizada a mistura de policarbonato com vidro. Hoje, já existe o próprio policarbonato à prova de balas, utilizando camadas com base de silicone e, de quebra, cerca de 35% mais leve que o vidro blindado. 

Indo muito além da beleza, são inúmeras as vantagens que o policarbonato pode trazer, principalmente com relação a segurança. Escolha Polysistem e fique muito mais seguro com o seu projeto!