Dicas para a limpeza do Policarbonato

Bastante escolhido por sua leveza, transparência e excelente custo x benefício, o policarbonato é a escolha perfeita para quem busca uma cobertura elegante e moderna. Porém, para mantê-lo sempre bonito e garantir que ele tenha uma vida útil ainda maior, é necessário realizar um processo de limpeza regularmente. Muitas vezes, por falta de conhecimento, durante a limpeza são utilizados produtos não recomendados, que podem acabar riscando ou manchando o policarbonato e trazendo uma necessidade de troca antes do período previsto. Mas isso pode ser facilmente evitado ao fazer a limpeza correta, que é simples e eficaz. Confira algumas dicas a seguir:

Quando lavar?

O ideal é esperar ter um relativo acúmulo de sujeira antes de iniciar o processo. Em seguida, escolher um dia de temperaturas mais amenas, já que o sol em excesso pode prejudicar a limpeza. Realizar o serviço no período da manhã também faz toda a diferença, já que o tempo comumente mais úmido auxilia na remoção de sujeira e garante um resultado final ainda mais satisfatório.

O que utilizar na limpeza do policarbonato?

Aqui, o processo é ainda mais simples do que se imagina. Inicie a limpeza com o auxílio de uma mangueira de alta pressão, para que esse já consiga retirar boa parte da sujeira acumulada. Em seguida, misture em um balde bastante sabão neutro com água e vá aplicando com cuidado pelas placas de policarbonato. Com o auxílio de um pano, faça movimentos circulares para que a sujeira se solte das placas. Em seguida, deixe escorrer água em abundância para retirar todos os resíduos e evitar que manchas apareçam após a finalização do processo. É de extrema importância que o dia não esteja muito ensolarado, pois o uso de sabão no sol pode causar manchas no policarbonato. Esteja sempre atento a isso.

Periodicidade da limpeza

A periodicidade da limpeza do policarbonato pode ser bastante relativo. Por ser uma limpeza que necessita de água em abundância, ela pode variar dependendo do local onde é instalada, qual o seu objetivo e nível de transparência. No caso dos policarbonatos coloridos, a sujeira leva mais tempo para ficar aparente, o que acaba auxiliando em um espaçamento maior entre uma limpeza e outra. Já os transparentes mostram a sujeira mais rapidamente, exigindo um cuidado mais constante. Mas no geral, é possível realizar limpezas bimestrais ou trimestrais e assim manter a beleza do seu policarbonato.