A Estação do Metrô Fortaleza que leva policarbonato em seu design

O policarbonato vem se popularizando na arquitetura e, hoje, este plástico de alta resistência está presente desde ambientes domésticos até os industriais. Mas, você sabia que também podemos encontrá-lo nas estações de metrô? Isso mesmo! Vamos falar sobre uma delas: a Estação Papicu, do metrô de Fortaleza.

Ramal Parangaba-Mucuripe

Em 2010, se instalava uma preocupação nas cidades e estados em relação à Copa do Mundo de 2014, que seria sediada no Brasil. Fortaleza, por sua vez, seria uma das cidades-sede e precisava de reformas no transporte para dar conta do alto índice de mobilidade que estaria por vir. A criação do Ramal Parangaba-Mucuripe, foi um dos reflexos dessa necessidade.

Então, em 2012, esse projeto saiu do papel e as dez estações tiveram sua arquitetura planejada pelo escritório Fernandes Arquitetos. 

Estação Papicu

A Estação Papicu não é elevada como a Estação Parangaba, com quem faz conexão. Ela é de superfície, entretanto, detém pouco espaço ao nível do chão, precisando ser conectada a rampas e passarelas — sendo assim, ela é um híbrido entre os dois conceitos. Claro que, ao suspender parte de uma estação, a carga é intensa e precisa ser sustentada. Por conta disso, foram utilizados seis pilares de concreto, e estes, são cobertos lateralmente por policarbonato do tipo alveolar.

Um fato curioso sobre a aplicação do Policarbonato no projeto

Infelizmente, os prazos não saíram bem como o esperado e a obra completa foi entregue apenas 6 anos mais tarde, em 2018.

Entretanto, o arquiteto do projeto, Daniel Fernandes, apontou um fato curioso e positivo proveniente disso:

No início das obras, o policarbonato alveolar não era tão popular no Brasil, mas, devido ao atraso, quando a implantação se iniciou, o material já estava sendo comercializado no país.

E, apenas por isso, temos a Estação Papicu como a conhecemos hoje, com suas gigantes e chamativas placas translúcidas de policarbonato, que criam um efeito luminoso à noite e proporcionam iluminação natural durante o dia.

Gostou da inspiração? Então converse com nossa equipe e tire já seu projeto do papel.