Entenda os aspectos importantes no desempenho de uma estufa e os benefícios do policarbonato – Polysistem

Polysistem

Entenda os aspectos importantes no desempenho de uma estufa e os benefícios do policarbonato

O uso de estufas aumenta a produtividade do cultivo agrícola, porque, com elas, é possível obter as melhores condições climáticas. Claro que existem diversos aspectos que influenciam nisso, incluindo a estrutura da estufa e o material escolhido para o projeto. Que tal começarmos falando sobre cada um deles?

Luz

A luz é bem importante para o cultivo agrícola, já que sem a fotossíntese não há desenvolvimento das plantas. Apesar dessa informação, a ausência de luz adequada em estufas costuma ser um problema comum, comprometendo o desempenho da produtividade. Isso ocorre porque, apesar dos materiais escolhidos para a cobertura geralmente serem translúcidos, a falta de cuidados básicos com sua manutenção pode prejudicar a passagem da claridade. Sendo assim, além de escolher um material com um bom índice de translucidez, se atentar a sua limpeza é essencial.

Ventilação 

A troca de ar constante ajuda a manter as condições climáticas ideais na estufa. E este fator interfere na redução da queda de flores e frutos. Por isso, é importante que existam janelas, aberturas fixas ou móveis ao longo da estufa. 

Temperatura

As estufas têm esse nome justamente pela estrutura projetada com a função de segurar o calor em seu interior. Entretanto, o excesso deste prejudica o desenvolvimento do cultivo e precisa ser controlado. Para isso, existem algumas estratégias — além da ventilação já citada acima — como: 

  • Pé direito alto: o calor sempre tende a subir, quando mais alta for a estufa, mais longe o ar quente fica da plantação;
  • Telas de sombreamento: estas absorvem e refletem parte dos raios solares.

Material de cobertura

As estruturas de policarbonato para estufas atendem bem a todos os tópicos citados anteriormente. Sua taxa de luminosidade, a depender da cor, pode chegar a 90%. Entretanto, mesmo ao permitir a passagem do sol, seu material oferece proteção contra raios nocivos (UV).

A tecnologia do policarbonato faz com que ele seja o material mais avançado no campo dos plásticos e sua composição oferece alta resistência para qualquer tipo de intempérie. Por exemplo: chuvas de granizo, ventanias, calor e até animais noturnos, já que é praticamente inquebrável. 

Sua capacidade de isolamento térmico é a mesma do vidro, entretanto, o policarbonato é 250 vezes mais resistente e muito mais leve.

Então, o que está esperando? Comece já a preparar a sua estufa e conte com a Polysistem para a cobertura ideal!