Jardim Botânico de Curitiba e Policarbonato: criatividade, funcionalidade e curiosidades!

Você está visualizando atualmente Jardim Botânico de Curitiba e Policarbonato: criatividade, funcionalidade e curiosidades!
  • Autor do post:

Jardim Botânico de Curitiba e suas soluções criativas e funcionais com o policarbonato: você sabia que a Galeria Quatro Estações e o Espaço Cultural Frans Krajcberg, que ficam dentro do Jardim Botânico, levaram policarbonato em sua estrutura?

Você já deve saber que o Jardim Botânico de Curitiba, ou Jardim Botânico Francisca Rischbieter oficialmente chamado – abaixo vamos explicar a história por trás desse nome -, é um dos principais pontos turísticos da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Ele fica localizado no bairro Jardim Botânico, e tem um total de 178.000 m² de área. 

Com inauguração em 1991 o Jardim  e suas dependências é regulamentado pelo Decreto Municipal 170/2015. Isso significa que ele contribui na preservação e conservação da natureza, para a educação ambiental, na formação de espaços representativos da flora brasileira e ainda oferece uma alternativa de lazer para a população. Como? Dos seus 178 mil metros quadrados, mais de 40% de sua área total corresponde a um Bosque de Preservação Permanente, conforme a Lei Municipal nº 62 de 1986.

Mas vamos para o projeto e a estrutura do Jardim.

Funcionalidade e criatividade: Espaço Cultural Frans Krajcberg e Galeria Quatro estações.

  • Galeria Quatro Estações

A intenção por trás da criação da Galeria das Quatro Estações era aprimorar a experiência das pessoas na apreciação da natureza. Cerca de 679 m² da área da Galeria das Quatro Estações foi coberta com teto de policarbonato transparente e fechado, enquanto o restante da estrutura é semicoberta. 

A galeria leva esse nome porque toda a sua decoração e estrutura possui elementos como bancos, vasos e jardins canteiros, que representam as quatro estações do ano, com cores e texturas de cada estação, e por fim cada espaço da Galeria é identificada por quatro esculturas clássicas em mármore branco, também representando as estações do ano.

Além de ser um elemento estético marcante, o policarbonato proporciona uma iluminação difusa e uniforme no interior da estufa, requisito importante pois ela abriga plantas de diferentes espécies.


Galeria Quatro Estações

  • Espaço Cultural Frans Krajcberg

O Espaço Cultural Frans Krajcberg, fica localizado atrás da estufa do Jardim Botânico, o espaço conta com placas de policarbonato em sua estrutura e cobertura. O espaço expõe um conjunto de obras do artista Frans Krajcberg. 

Espaço Cultural Frans Krajcberg
  • Mulher, arquiteta e urbanista responsável pela urbanização de Curitiba: Francisca Rischbieter.

Como prometido, o nome oficial do Jardim Botânico é uma homenagem à engenheira e urbanista brasileira Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, também conhecida como ”Franchette” (1929-1989). Ela foi a pioneira no trabalho de planejamento urbano de Curitiba e uma das responsáveis pela implantação desse plano. Ela trabalhou na divisão de pavimentação da cidade e em 1963 foi nomeada diretora do Departamento de Urbanismo, tendo acompanhado então o planejamento urbano desde 1965. Pelos serviços prestados à cidade de Curitiba, o Jardim Botânico foi homenageado com o seu nome.

Referências Bibliográficas

Leia também:

Nem só de cor se faz um projeto… de luz também!
Como o Policarbonato contribui para a sustentabilidade?